Seleção Brasileira goleia o Peru e se tranquiliza nas Eliminatórias

Por Portal Opinião Pública 17/10/2024 - 11:15 hs
Foto: Rafael Ribeiro/CBF - Divulgação
Seleção Brasileira goleia o Peru e se tranquiliza nas Eliminatórias
Com vitória diante do Peru, Brasil chegou a 16 pontos, no quarto lugar das Eliminatórias

Após vencer o Chile no sufoco, na última quinta-feira (10), a Seleção Brasileira de futebol conseguiu uma vitória mais convincente, nesta terça-feira (15), diante do Peru. Jogando em Brasília, a equipe comandada por Dorival Júnior teve muitas dificuldades no primeiro tempo, mas conseguiu deslanchar na segunda etapa e bateu o rival por 4x0, com gols de Raphinha (duas vezes), Andreas Pereira e Luiz Henrique. O resultado mantém o Brasil no quarto lugar das Eliminatórias, agora empatado com o Uruguai com 16 pontos.

Precisando vencer para se estabilizar na tabela de classificação, a seleção apresentou uma escalação com novidades em relação ao jogo diante do Chile, com Vanderson, Bruno Guimarães e Gerson substituindo Danilo, André e Lucas Paquetá, respectivamente. Porém, os comandados de Dorival Júnior começaram a partida com dificuldades para furar a retranca peruana.

A primeira finalização de perigo da seleção saiu apenas aos 23 minutos, com Raphinha, que acertou o travessão após ficar com a bola na entrada da área. Aos 32 minutos, entretanto, a história do jogo começou a mudar. Depois de receber um passe dentro da área, o atacante Igor Jesus, entre dois defensores, tentou driblar e a bola acabou batendo na mão do zagueiro Zambrano dentro da área. Pênalti marcado após cinco minutos de interrupção e intervenção do VAR.

Na cobrança, Raphinha deslocou o goleiro Gallese e abriu o placar. O gol animou os jogadores brasileiros, que ainda criaram mais duas chances de ampliar, primeiro com Rodrygo e depois com Raphinha. O placar, contudo, não se alterou.

Na volta do intervalo, a seleção canarinho adotou uma postura mais agressiva e teve resultados quase que imediatos. Aos cinco minutos, Savinho fez bela jogada individual e acabou derrubado dentro da área. Novo pênalti que Raphinha, mais uma vez, bateu com categoria para ampliar.

Mais à vontade em campo, o Brasil seguiu pressionando e perdendo oportunidades enquanto o Peru pouco ameaçava. Aos 24 minutos, Dorival resolveu colocar Andreas Pereira e Luiz Henrique em campo. E as substituições surtiram efeito imediato. Aos 26, o atacante do Botafogo recebeu pela direita e cruzou para o camisa 7 fazer um lindo gol de voleio, marcando o terceiro gol brasileiro.

Dois minutos depois, foi a vez de Luiz Henrique deixar o dele. Pressionando a saída de bola do Peru, Bruno Guimarães roubou a bola, que sobrou para Igor Jesus. O centroavante rapidamente acionou Luiz Henrique que, da meia-lua, chutou colocado para dar números finais ao jogo.

As próximas partidas da Seleção Brasileira pelas Eliminatórias acontecem em novembro, diante da Venezuela, fora de casa, e do Uruguai, em Salvador.